quarta-feira, 30 de março de 2011

BLOCO PAPAGAIO INABILITADO NA MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA

O Papagaio está ferido por um corte profundo em seu orçamento de 2011. Depois de fazer uma linda festa no carnaval foi abatido e está com a ASA quebrada. Como disse um amigo do Papagaio; tomamos uma cacetada. Se o Papagaio fica triste a comunidade também fica e para fazer um breve desabafo o Papagaio faz algumas considerações.

O Papagaio não se dirige a ninguêm especificamente e aproveita a oportunidade que possui para afirmar sua missão de contribuir para o desenvolvimento do bairro Aeroporto. Se erramos na apresentação do projeto vamos aprender com o erro e tentar novamente o ano que vêm. Outros editais virão...


O Papagaio teve seu projeto inabilitado por questões técnicas na apresentação de seu projeto na lei Alcyr Pires Vermelho de Incentivo a Cultura. Segundo a COMICE os documentos comprovantes de residência não estavam atualizados. Pois bem, o que é estar atualizado para a COMICE ? O Edital não está claro e consideramos que foi questão de interpretações distintas.

Para um edital lançado em janeiro documento de dezembro ou novembro do ano anterior é ultrapassado não podendo ser considerado. Respeitamos a decisão da COMICE e discordamos do rigor e da desconsideração com os projetos que foram inabilitados. A CND- Certidão Negativa de Débitos também pode ser considerada documento legal para efeitos de comprovar residência.

A Lei Municipal de Incentivo a Cultura está sendo desconfigurada de seus princípios básicos a cada emenda realizada. Primeiro foi os projetos esportes que passaram a disputar recursos com os projetos culturais. Podemos afirmar que vários projetos culturais foram reprovados em detrimento desse remendo mal feito na lei. Agora, recentemente mais uma costurada mal feita,  introduzindo o Turismo na disputa por recursos.

Os projetos de Cultura estão sendo excluidos da política pública em função da pulverização dos recursos com os esportes e turismo. Os gestores municipais precisam  valorizar mais a cultura popular como ela merece.

O Papagaio considera que o rigor draconiano prejudicou seu projeto e espera algum dia voltar a trabalhar com recursos da Lei Municipal de Incentivo a Cultura. O Papagaio considera que é uma política pública importante que precisa de ser discutida com gestores culturais e artistas em geral . Não se pode adiar esse debate que deve ter como tema a Política Cultural de Muriaé.

Enquanto isso vamos ficando por aqui.