quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

BLOCO DO PAPAGAIO DESFILANDO NO AEROPORTO

BLOCOS FAZEM SEUS DESFILES NA PRAÇA JOÃO PINHEIRO


Começaram  no sábado, 10/02,  os desfiles de Blocos e Escolas de Samba no Carnaval 2013,  de Muriaé. Com presença de Marambloco, Bloco da Amizade e Canarinhos do Samba  a festa de Momo foi marcada pela presença de público e o ritmo forte entoado pelas baterias que balançaram a praça João Pinheiro.

O primeiro a desfilar foi o Marambloco que teve como enredo a “ Luta contra Dengue”. Com alas de crianças e passistas  a agremiação superou suas dificuldades internas e colocou seus foliões na rua . Com novo mestre de bateria e sob a coordenação de Paulinho do Marambaia o bloco demonstrou que existe muito mais união do que cisão na comunidade do Padre Tiago.

Logo depois,  veio o Bloco da Amizade, outra força carnavalesca que está renascendo do passado distante.  Isto,  com muita força e determinação por parte das novas lideranças. O Bloco da Amizade realizou seu desfile prestando uma homenagem a Marisa Ventura, que foi uma grande liderança na Comunidade da Encoberta. Com uma bateria formada a poucos dias antes do Carnaval, o Bloco da Amizade demonstrou que chegou para ficar.

E, encerrando o primeiro dia de desfile, a Escola de Samba Canarinhos do Planalto levantou a avenida colocando todo mundo para sambar com o enredo que homenageou as “ Nossas  Mulheres”  Com dois carros alegóricos e uma bateria poderosa o Planalto demonstrou a força de seus foliões sob a regência de Mestre Silvério...

Realmente o Carnaval de Rua   vai renascendo e se firmando como uma manifestação da cultura popular. Isto,  porque nasce de maneira natural nas comunidades e desperta o sentimento de pertencimento nas pessoas. Laços de afetividade e amor pelas cores da agremiação fazem do Carnaval um fenômeno  cultural...a maior festa do Planeta !

PAPAGAIO E SANTA TEREZINHA GARANTEM A ALEGRIA DOS FOLIÕES


Com muito samba no pé e  apoio das suas  comunidades o Bloco do Papagaio e a Escola de Samba Unidos do Santa Terezinha cumpriram, e bem,  a missão de defender suas cores e comunidade na avenida.... Centenas de foliões acompanharam os cortejos que vieram lindos em cores e animação.

O Santa Terezinha com as cores vermelho e branco trouxe dois carros alegóricos, baianas, alas mirins, alegorias e uma bateria com ritmo forte sob a batuta de Mestre Pedrão. Demonstrando que a tradição carnavalesca é uma das particularidades da comunidade os foliões da agremiação deram uma aula de como se faz  um belo Carnaval, em pouco tempo e dinheiro.

Por sua vez, o Bloco do Papagaio também fez um desfile marcado pela empolgação e criatividade.  Com as cores verde e laranja,  o Bloco demonstrou força e presença de comunidade  arrastando uma multidão de foliões . Com seu desfile aberto por um casal em pernas de pau, a agremiação trouxe como novidade a presença das baianas, além das tradicionais alegorias.   

Realmente foi um domingo de   grandes emoções para quem foi para a praça João Pinheiro, assistir os desfiles dos blocos e escolas de samba. É nítida a sensação de que o Carnaval de Rua em  Muriaé ressurgiu e  está melhorando a cada ano.  Não havia mais Carnaval no município e os foliões tinhas de ir para as cidades vizinhas ou para as praias do Espírito Santo. Hoje,  pode-se  ficar aqui,  porque existe opção de brincar o Carnaval  da forma mais tradicional, na rua.

Percebe-se o fenômeno do pipocar de blocos nos mais variados bairros da cidade dando a Muriaé uma característica muito particular no campo da cultura. Nos bairros e comunidade os blocos são organizados partindo do princípio que há um movimento de incentivo por parte do poder público e as agremiações estão organizadas em torno da Liga Carnavalesca de Muriaé. 

Quando acontece a junção da vontade popular e apoio dos gestores a tendência é de crescer a economia criativa e solidária do Carnaval...aí,  já é uma outra história.

BLOCO DO PAPAGAIO DESFILA PELAS RUAS DO AEROPORTO


Na segunda feira de Carnaval o bloco do Papagaio saiu em desfile pelas ruas da comunidade . Trata-se de uma tradição que está sendo construída ao longo dos últimos anos. Ao desfilar no Bairro Aeroporto o bloco presta uma homenagem aos moradores agradecendo pelo apoio e incentivo. Este ano não foi diferente,   aqueles que não viram o Papagaio na avenida tiveram a oportunidade de assistir das janelas e portas de suas casas. Muito bacana ver a alegria dos moradores  com a passagem do Papagaio...

Para encerrar o desfile,  foi realizado o Iº CarnaVila,  com marchinhas de Carnaval, brincadeiras com a criançada e muita alegria. A Vila Cavalier se tornou palco da manifestação popular surgida com a necessidade de extravasar   a alegria e descontração. Com apoio da Associação de Moradores  a festa foi realmente uma boa experiência de integração comunitária. Para o próximo ano,  a ideia é incrementar mais a festa através de uma comissão organizadora que será composta por membros da Associação de Moradores e do Movimento Pró Cultura.

Papagaio agita o Bloco das Piranhas


O Bloco do Papagaio esteve mais uma vez visitando a Comunidade do bairro Colety. E, como sempre, foi muito bem recebido pelos moradores e foliões do Bloco das Piranhas que fizeram sua sexta confraternização carnavalesca. Com a rua fechada e o som ligado as Piranhas do Colety fizeram uma grande farra com a bateria e alegorias do Bloco do Papagaio.

 A alegria estava contagiante e ninguém  ficou parado com a agitação  do Bloco das Piranhas e  a batuta do Papagaio. Esta parceria entre as comunidades do Aeroporto cresce e dá frutos estabelecendo vínculos culturais entre as dois bairros. Para o próximo ano, ficou combinado das Piranhas do Colety visitarem o Aeroporto durante a realização do IIº CarnaVila. 

Na oportunidade agradecemos a acolhida e carinho para com nossos componentes e reafirmamos nosso compromisso de trabalhar firme para o fortalecimento de tradições carnavalescas como esta do Colety. Podem contar sempre com a presença do  Bloco Papagaio e seus agregados...Até o Carnaval  2014 !!!  Valeu !