Começaram no sábado, 10/02, os desfiles de Blocos e Escolas de Samba no Carnaval 2013, de Muriaé. Com presença de Marambloco, Bloco da Amizade e Canarinhos do Samba a festa de Momo foi marcada pela presença de público e o ritmo forte entoado pelas baterias que balançaram a praça João Pinheiro.
O primeiro a desfilar foi o Marambloco que teve como enredo a “ Luta contra Dengue”. Com alas de crianças e passistas a agremiação superou suas dificuldades internas e colocou seus foliões na rua . Com novo mestre de bateria e sob a coordenação de Paulinho do Marambaia o bloco demonstrou que existe muito mais união do que cisão na comunidade do Padre Tiago.
Logo depois, veio o Bloco da Amizade, outra força carnavalesca que está renascendo do passado distante. Isto, com muita força e determinação por parte das novas lideranças. O Bloco da Amizade realizou seu desfile prestando uma homenagem a Marisa Ventura, que foi uma grande liderança na Comunidade da Encoberta. Com uma bateria formada a poucos dias antes do Carnaval, o Bloco da Amizade demonstrou que chegou para ficar.
E, encerrando o primeiro dia de desfile, a Escola de Samba Canarinhos do Planalto levantou a avenida colocando todo mundo para sambar com o enredo que homenageou as “ Nossas Mulheres” Com dois carros alegóricos e uma bateria poderosa o Planalto demonstrou a força de seus foliões sob a regência de Mestre Silvério...
Realmente o Carnaval de Rua vai renascendo e se firmando como uma manifestação da cultura popular. Isto, porque nasce de maneira natural nas comunidades e desperta o sentimento de pertencimento nas pessoas. Laços de afetividade e amor pelas cores da agremiação fazem do Carnaval um fenômeno cultural...a maior festa do Planeta !
Nenhum comentário:
Postar um comentário