segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

IIª Oficina de Elaboração de Projetos Culturais

 O Movimento Pró Cultura e o  IFOP - Instituto de Formação Popular e promovem  a 2ª Oficina de Elaboração de Projetos Culturais com ênfase no edital da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Muriaé.

Voltada para a capacitação de agentes culturais do município, a oficina buscará mostrar o que é um projeto cultural e como é o seu processo de elaboração. O objetivo é capacitar estes agentes para inscreverem seus projetos na Lei dentro das exigências previstas pela legislação.

A Oficina será realizada na Biblioteca Comunitária do Bairro Aeroporto, contará com monitores experientes  e  será subsidiada pela prática cotidiana dos coordenadores.  A oficina oferecerá apostila e certificado aos participantes. Os interessados em maiores informações entrar em contato pelos telefones 32 37282129 ou  88488369.




Justificativa

Com a falta de formação técnica na elaboração de projetos, muitos produtores culturais deixam de ter seus projetos aprovados acarretando prejuízos e dificuldades  no desenvolvimento de posteriores ações culturais.

Público alvo

Associações de bairro ou comunitárias, produtores culturais, artístas populares, grupos de teatro, grupos foclóricos, Ongs, Oscips e outros interessados

Objetivos

- Promover,  o conceito da elaboração de projetos culturais destinados à captação de recursos via Lei Municipal de Incentivo a Cultura, identificando as características da fonte de financiamento com foco no desenvolvimento artístico cultural local.

- Permitir aos participantes o adequado planejamento dos projetos, discutindo estratégias e estruturas que favoreçam o alcance aos objetivos finais dos mesmos.

Metodologia

A Oficina de Elaboração de Projetos tem um perfil técnico que abrange teoria e exemplos práticos, por meio de apresentação em “powerpoint”, texto base e participação de produtores culturais  em depoimentos pessoais. 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO BAIRRO AEROPORTO É APROVADA PARA RECEBER RECURSOS DA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL

Agora está confirmado, a Biblioteca Comunitária do Bairro Aeroporto, mantida pelo Movimento Pró Cultura, teve duas cotas de R$ 4. 125,00 (quatro mil cento e vinte cinco reais) ,  aprovadas pelo Edital   publicado no Diário Oficial da União – Seção 3, página 17-Nº 189, sexta-feira, 30 de setembro de 2011. De acordo com oEdital todas as Bibliotecas que se cadastraram  no Cadastro Nacional de Bibliotecas até o dia 07/12 serão contempladas com a renovação do acervo. 

Além do Movimento Pró Cultura, a FUNDARTE - Fundação de Cultura e Artes de Muriaé também teve uma boa cota aprovada e receberá os recursos para adquirir livros para a Biblioteca Pública Municipal. Vale lembrar, que os livros deverão custar no máximo  R$10,00(dez reais) e estarem a venda,  em postos de vendas credenciados pela Fundação Biblioteca Nacional. Os livros também deverão fazer parte de um cadastro e possivelmente poderão ser comprados pela Internet.


Os contemplados receberão um cartão magnético com os valores aprovados de crédito que poderão ser usados em qualquer Ponto de Venda credenciado. Para a Biblioteca Comunitária do Aeroporto os livros serão bem vindos e estarão a disposição dos usuários  em 2012. Nós, da coordenação,  estamos muito empolgados com os trabalhos desenvolvidos no incentivo a leitura e percebemos um avanço, na qualidade dos serviços oferecidos pela Biblioteca.

A notícia é muito boa,  e chega para fechar o ano com chave de ouro. Na oportunidade,  cumprimentamos e agradecemos  todos os colaboradores da Biblioteca Comunitária que é o nosso ponto de partida, a origem de tudo o que somos como instituição de produção cultural. Como dizia Monteiro Lobato,  e o lema usado por nós  há dez anos atrás: " Um Grande País se faz com Homens e Livros". então, que sejam  bem vindos os Livros ...Assim, faremos de nosso bairro, uma Grande Comunidade! 

domingo, 18 de dezembro de 2011

LANÇADO O INFORMATIVO 'FALA PAPAGAIO' NO AEROPORTO

Já está nas ruas da Comunidade o Informativo " Fala Papagaio" do Movimento Pró Cultura  do bairro Aeroporto. Essa publicação é mais uma ação do núcleo de comunicação da entidade e busca aproximar a entidade dos moradores do bairro. Quem não comunica se estrumbica já dizia o velho Abelardo Barbosa,  e seguindo essa máxima, o Papagaio está aprimorando suas ferramentas de comunicação.

O Informativo 'Fala Papagaio' foi criado esse ano, depois do Carnaval, para divulgar os feitos do Projeto Oficina de Percussão do Papagaio,  desenvolvido com apoio do CMDCA - Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente através do FIA - Fundo Munoicipal da Criança e Adolescente. Com boa aceitação pelos leitores o Informativo foi incorporado ao Projeto Ponto de Cultura que é desenvolvido no bairro Aeroporto.

A segunda Edição do Informativo 'Fala Papagaio' foi lançada na Assembleia Comunitária do Movimento Pró Cultura  e traz matérias referentes aos trabalhos desenvolvidos na comunidade pela instituição. A publicação também têm o objetivo de ser instrumento mobilizador do Bloco Carnavalesco que já  prepara  o seu desfile para a avenida no Carnaval 2011. 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

FUNDAÇÃO DA LIGA CARNAVALESCA SERÁ NA SEGUNDA FEIRA NO GRANDE HOTEL MURIAHÉ



Está sendo convocada uma reunião  para  o dia 05 de dezembro, segunda feira,  no Grande Hotel Muriahé,  para a criação da Liga Carnavalesca de Muriaé.  A Assembléia de fundação  da Liga contará com a presença de representantes das principais agremiações carnavalescas de Muriaé. A necessidade de fundar a entidade surgiu no momento que percebeu-se a importância da união em torno de objetivos comuns. Nesse caso, o objetivo comum a ser perseguido pelo poder público e agremiações  é o resgate histórico das tradições carnavalescas.

A liga está nascendo com a proposta de ser a entidade representante do   coletivo  das Agremiações e Entidades carnavalescas constituídas no Município de Muriaé,  junto ao poder público e iniciativa privada.    Como organização da sociedade civil buscará sempre  a preservação do Samba e da manifestação cultural carnavalesca local, suas tradições, usos e costumes, notadamente os advindos da contribuição  da Cultura Negra afrodecendente .

Outra característica que está marcando no processo de fundação da Liga Carnavalesca é o espírito democrático e participativo  das organizações carnavalescas  que se fazem presentes aos debates defendendo sempre  uma relação de independência e autonomia, mas,  com respeito, cordialidade, lealdade e moralidade  com o Poder Público e/ou Privado.

Enfim, acreditamos que um importante avanço está sendo conquistado no fortalecimento da maior festa popular do Brasil. Vamos aguardar os desdobramentos acreditando sempre no emponderamento da sociedade civil como protagonista de suas manifestações culturais. Então não esqueçam: Segunda feira, 05 de dezembro, às 18:00 horas - Assembleia de fundação da Liga Carnavalesca de Muriaé