Percussionistas do Bloco do Papagaio se preparando para o carnaval 2012 |
Esse Blog é um instrumento de comunicação , mobilização e integração comunitária. Trata-se de um espaço voltado para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Oficina de Percussão do Papagaio
domingo, 29 de janeiro de 2012
TEVE SAMBA NO DOMINGO DO PAPAGAIO
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
MURIAÉ TERÁ CARNAVAL
Carnavalescos de Muriaé em reunião com a FUNDARTE decidem realizar o Carnaval 2012. |
Durante as falas, ocorridas durante o encontro , ficou claro a disposição dos Blocos e Escolas de Samba de realizarem seus desfiles no sentido de contribuir para a reconstrução da alegria do Povo Muriaeense que tanto sofreu nesse início de ano com as cheias do Rio Muriaé. O Carnaval desse ano terá um caráter solidário e estará arrecadando doações para atender os atingidos pelas enchentes .
Outra questão importante de ressaltar é o fato da Prefeitura de Muriaé não ter custos com a realização do Carnaval. Ou seja, os recursos públicos que estavam previstos no orçamento de 2012, para a realização do Carnaval, serão destinados para as obras e atendimentos emergenciais aos atingidos pelas enchentes. Os Blocos e as Escolas de Samba também abriram mão de repasses recursos públicos em detrimento ao atendimentos prioritário aos atingidos pela força das águas.
Sendo assim, Muriaé terá a sua festa Carnavalesca sem grandes estruturas de palco, bandas caras ou sonorização de peso. Porém, será uma festa animada, colorida e criativa feita pelos desfiles dos Blocos e Escolas de Samba que fazem questão de irem para avenida e homenagearem o povo guerreiro de Muriaé que dará volta por cima e superará todas as turbulências provocadas pelo Clima.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
domingo, 22 de janeiro de 2012
PAPAGAIO REALIZA BINGO BENEFICIENTE NA COMUNIDADE
O Bloco do Papagaio realizou mais um encontro nesse domingo em frente a sua sede no bairro Aeroporto. O Papagaio que já é considerado como um Movimento Cultural pelos membros da comunidade, se prepara para levar sua irreverência ao Carnaval 2012. Com o Tema " Periferia" o Bloco fará uma homenagem à população de Muriaé que ainda sofre as consequências das cheias do início de janeiro.
O Bloco do Papagaio que está com sua sede passando por reformas, e por isso, realizou um bingo para arrecadar recursos para custear suas despesas. O Centro Comunitário Pró Cultura está sendo pintado com as cores que fazem referência ao bloco, o verde e o laranjado. Além de pintura a sede do Papagaio receberá espelhos na parede, revisão da parte elétrica e instalção de um sistema de som para atender as oficinas que alí funcionam.
A reinauguração da Sede do Papagaio se dará durante o Carnaval durante o desfile que acontecerá no bairro Aeroporto no dia 21 de fevereiro de 2012 a partir das 17 horas. As intervenções que estão sendo feitas são parte do Plano de Ação da instituição responsável pelo Bloco do Papagaio. O movimento Pró Cultura existe há mais de 10 anos e o Projeto Centro Comunitário Pró Cultura em 2009, foi reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da cultura e Secretaria Estadual de Cultura.
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
CAMISETAS E ABADÁS DO PAPAGAIO
domingo, 15 de janeiro de 2012
Bloco do Papagaio faz batuque no Aeroporto
Dando continuidade aos preparativos para o Carnaval o Bloco do Papagaio realizou hoje um encontro com seus percussionistas mirins. Com a apresentação do samba para a comunidade foi dado o primeiro passo para o processo de mobilização que deverá ocorrer nas próximas semanas. Já está marcado um bingo a ser realizado no próximo ensaio de domingo. A tendência é só melhorar a partir de agora com a adesão de novos percussionistas e apoiadores.
Deixando claro para a comunidade que o desfile será uma homenagem ao povo de Muriaé que sofre com os efeitos das cheias do Rio, o Papagaio prepara um desfile colorido, alegre e criativo. Com as cores verde e laranja o Bloco do Papagaio pretende balançar a avenida com muito samba no pé . O Papagaio pretende ajudar na reconstrução da alegria do muriaeense. Somos de comunidade simples e não temos muito a oferecer anão ser nosso desfile...
SEDE DO BLOCO DO PAPAGAIO SERÁ REFORMADA
Será iniciada na manhã de segunda feira a reforma do Centro Comunitário Pró Cultura que fica localizado no bairro Aeroporto. O Centro Comunitário também é a sede do Bloco do Papagaio e por esse motivo as cores escolhidas foram as mesmas da agremiação Carnavalesca. O imóvel será pintado de verde com detalhes laranjados. No interior, para suavizar o ambiente, foi escolhida a cor 'palha'. Também será feita a revisão na parte elétrica e serão instalados espelhos nas paredes para atender as oficinas de dança e teatro .
A reforma faz parte das propostas contidas no Projeto Ponto de Cultura apoiado pelo Ministério da Cultura e Secretaria Estadual da Cultura, através do Programa Mais Cultura. as intervenções no imóvel deverão durar trinta dias e a reinauguração deverá acontecer durante as atividades do Carnaval. Além da reforma, será instalada uma placa de identificação melhorando a comunicação visual do espaço comunitário com a comunidade.
BLOCO DO PAPAGAIO SE REUNE PARA TRATAR DO CARNAVAL
A coordenação do Bloco do Papagaio se reuniu ontem pra deliberar sua participação no Carnaval 2012. Com dúvidas sobre a realização, ou não, do Carnaval pela Prefeitura Municipal ficou decidido que o Papagaio fará seus desfiles no sentido de ajudar a reconstruir a alegria do muriaeense e manter vivo o espírito carnavalesco de Muriaé.
Com a presença do intérprete do Bloco do Papagaio Mc Gilsinho e o Mestre da Bateria, foi apresentada a letra do Samba que irá embalar o folião do bairro Aeroporto. O tema do desfile desse ano é: " Sou + Periferia", e ressalta o valor da periferia como local de produção cultural. Com as cores verde e laranja o Papagaio pretende apresentar suas alegorias, seu samba e sua solidariedade com o Povo de Muriaé.
Os participantes da reunião de ontem reconheceram as dificuldades provocadas pelos trágicos acontecimentos desse início de ano. E, justamente pelo fato do muriaeense já estar tão maltratado e sofrido, que não pode ser privado da alegria do Carnaval. Portanto, podemos esperar um Carnaval de rua diferente, irreverente, criativo e feito pelos foliões para os foliões.
Força Muriaé !!!
Vamos Juntos !!!
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
CRUZ DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NO BAIRRO AEROPORTO
Foi ontem 10/01, que a Comunidade Santo Antônio, do bairro Aeroporto recebeu a réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude que está em nossa Diocese e está rodando as Paróquias e Comunidades. Com a realização de um momento de reflexão conduzido por lideranças do Movimento Pró Cultura e a celebração da Santa Missa o dia de ontem foi dedicado a Juventude.
A Juventude em nossa Comunidade está dispersa pelo bairro e sem o espírito de grupo ou compromisso com trabalhos pastorais ou comunitários. Na reflexão de ontem foi lançada as bases para a criação do Grupo de Jovens da Comunidade Santo Antônio. Há dez anos atrás existiu o JUBONC ( Jovens Unidos na Boa Nova de Cristo que adormeceu após criar o Movimento Pró Cultura. O Grupo deixou de se reunir e seus jovens se tornaram adultos e lideranças na Comunidade.
Ciente da importância da Juventude como protagonista do presente e futuro a comunidade deverá reorganizar a Pastoral da Juventude. É muito importante ter um grupo de jovens em nossa comunidade . Essa juventude precisa estar engajada nos trabalhos pastorais de evangelização . Se precisarem de mim estou disposta a ajudar na organização de um Grupo de Jovens de nossa Comunidade. .. Como dizia a música do JUBONC : Ser jovem é saber-se comprometer com a vida e a sociedade é pregar o evangelho na verdade...na amizade...
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Carnaval da Solidariedade !!!
Com os tristes acontecimentos que afligem a população surgiu a dúvida sobre a viabilidade de realizar o Carnaval de nossa cidade. Seria justo falar de Carnaval com tudo que acontece em nossa querida Muriaé? Pois, o Papagaio diz que sim ! Nosso povo precisa e merece ter sua festa popular com muita música e samba no pé. Nesse sentido, o Papagaio pretende colocar seu Bloco na rua, no que poderá ser, o Carnaval da Solidariedade. O papagaio vai fazer sua parte, e alegrar a comunidade com seu batuque ao ritmo do samba;
O Bloco do Papagaio respeitosamente se colocará na avenida no sentido de manter vivo o espirito irreverente e carnavalesco da festa mais democrática do planeta. O Muriaeense, mesmo sofrido como está, merece ter o Carnaval como parte da reconstrução da esperança . Só o samba, a irreverência e a criatividade dos Blocos e as Escolas de Samba para fazerem de seus desfiles uma homenagem ao povo de Muriaé atingido pelas enchentes. Cada um reconstrói aquilo que pode ou consegue...a missão dos blocos e escolas de samba é reconstruir a alegria do povo muriaeense ...
Só para relembrar, o Carnaval de Muriaé, renasceu em 2007, com o "Carnaval da Solidariedade". Após as cheias ocasionadas naquele ano, Muriaé sofreu com a surpresa e a lama trazidas pela enchente. Naquele ano, o Carnaval teve como objetivo principal de arrecadar mantimentos para os atingidos pelas cheias dr Rio Muriaé. Foi um sucesso de público e solidariedade ! E a partir daí, o Carnaval Muriaeense só melhorou a cada ano. Surgiram novos blocos, escolas de samba e agremiações ...
O Samba nasceu da dor e a homenagem do Papagaio ao povo sofrido de Muriaé será o seu desfile. O Papagaio vai para a avenida com sua bateria e alegorias prestando a devida solidariedade através de sua arte. Com chuva ou sem chuva, o samba não pode parar, pois o morro é feito de samba e o samba pra gente sambar...Já dizia o poeta !
Não existe, por parte das agremiações carnavalescas, a possibilidade de cancelamento do Carnaval 2012. Trata-se de uma manifestação da cultura popular que surge de maneira natural nos seios das comunidades de periferia Não podemos falar pelos órgãos governamentais que ainda não se manifestaram sobre o Carnaval. Mas, se depender dos Blocos e agremiações carnavalescas o Carnaval está mantido com a reedição do Carnaval da Solidariedade.
domingo, 8 de janeiro de 2012
CAMPEONATO DE SINUCA NO PAPAGAIO
Aconteceu nesse domingo (08/01), o Iº Campeonato de Sinuca do Bar do Geraldo, situado na entrada da Vila Cavalhier, no Bairro Aeroporto. Organizado por Allan e Geraldo o campeonato teve regras claras e taxa de inscrição no valor de R$10,00. Os inscritos tiveram a oportunidade de disputar os prêmios de campeão e vice nos valores de 60% e 40% do valor arrecadado com as inscrições respectivamente. Com a casa cheia e em um clima de amizade respeito e descontração o evento foi oportunidade para os participantes disputarem de maneira sádia o Título de Rei da Sinuca da Cavalhier.
O início do torneio de deu por volta das 9:00 horas da manhã com partidas disputadíssimas e a cada vitória comemorações e aplausos . Aos derrotados cabia as justificativas e desculpas sem contudo, perder a alegria e descontração. As partidas duraram até ás 15 horas quando finalmente foram conhecidos o campeão e o vice. Marcado pela emoção e forte competitividade esse torneio foi o primeiro de muitos que virão. Essa atividade, e outras, promovidas no Bar do Geraldo visam fortalecer os laços de amizade e companheirismo entre os frequentadores do estabelecimento.
Com uma disputa apertada entre o morador da comunidade conhecido como Borracha e o seu amigo Gilvam a partida final foi marcada por emoções a flor da pele. Ao final, sagrou-se campeão o Borracha e como ganhadores pode-se dizer, os moradores da Vila Cavalhier. Momentos de confraternização e muito espírito esportivo foi a marca desse evento que agitou a comun idade de maneira alegre e saudável. Na oportunidade cumprimentamos os organizadores e participantes por esse importante evento desportivo que muito valorizou o bairro Aeroporto
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
ENTREVISTA COM A COORDENADORA PEDAGÓGICA DO PONTO DE CULTURA
Reproduzimos aqui a entrevista concedida por Marlúcia Cristina de Lima Magalhães a Informativo " Fala Papagaio". Ela é uma das fundadoras do Movimento Pró Cultura e atua voluntariamente nos projetos da instituição desde sua fundação.
Marlúcia Cristina de Lima Magalhães |
1-Como e porque surgiu o Movimento Pró Cultura no bairro Aeroporto de Muriaé?
O Movimento Pró Cultura surgiu a partir do desejo de um Grupo de Jovens da Pastoral da Juventude que se chamava JUBONC – Jovens Unidos na BoaNova de Cristo de fazer algo concreto pela comunidade onde estava inserido. Inspirados pela Campanha da Fraternidade de 1998, que teve como tema a “ Educação” foi iniciado um Trabalho social de incentivo a leitura que inicialmente se chamou “Projeto Caixa Estante” Esse trabalho deu origem á Biblioteca Comunitária que evoluiu para o registro institucional do Movimento Pró Cultura
2-Há quanto tempo acompanha os trabalhos do Movimento Pró Cultura no bairro Aeroporto e porque faz isso?
Tenho a alegria de estar nesse Projeto desde o início, ou seja, mais ou menos uns 10 (dez)anos.Acredito que se temos uma vida para viver é porque temos uma missão nesse mundo. Minha missãoé ser educadora. Sei que nem sempre consigo realiza-la da maneira que gostaria, mas quero ser educadora enquanto eu viver e em todos os lugares em que eu me encontre. O Trabalho junto ao Movimento Pró Cultura é muito mais que um trabalho voluntário. É parte essencial em minha existência...
3-Quais foram os principais avanços alcançados pela instituição desde sua fundação?
Considero como avanços a aprovação de vários projetos junto ao poder público, o que permitiu avançarmos na profissionalização de nossos trabalhos. Hoje temos monitores remunerados, equipamentos de boa qualidade para as oficinas, temos lanche para os participantes das oficinas, fornecemos uniforme e temos um espaço físico para trabalhar com autonomia.
4-Quais foram as principais dificuldades enfrentadas pelo Movimento Pró Cultura? O que foi feito para superá-las?
Lembro-me bem como era difícil, no início, recursos para pagar o aluguel do Centro Comunitário.Era preciso sair de porta em porta recolhendo doações ou fazer eventos para arrecadação de fundos para custearem nossas despesas. No momento em que passamos a elaborar e aprovar projetos , descobrimos uma forma viável de sustentabilidade para o Centro Comunitário, que ainda não é o ideal, mas é o espaço que temos.
5-Apresente o principal ponto forte dos trabalhos desenvolvidos pelo Movimento Pró Cultura no Bairro Aeroporto.
Hoje penso que o Ponto Forte de nosso trabalho é a felicidade. Fazer felizes nossas crianças e adolescentes nos faz felizes também. Oferecer oportunidades de desenvolvimento Cultural para nossa comunidade e colaborar para que os moradores do bairro Aeroporto tenham orgulho do lugar onde moram é uma grande realização para nós.
6-Como é a relação do Movimento Pró Cultura com o Poder Público em geral?
Graças ao nosso presidente, Sandro Carrizo, temos um bom relacionamento com o poder público.Sabemos que é graças a esse relacionamento que avançamos e trouxemos benefícios para nossa Comunidade. Temos uma boa relação sem contudo, abrir mão da autonomia e defesa dos direitos .
7- Como é a relação do Movimento Pró Cultura com a comunidade do bairro Aeroporto em Geral?
A Comunidade Santo Antônio foi a primeira a nos apoiar em nossas atividades. Com ela, conseguimos motivação para atuação e ganhamos um terreno para construção da Biblioteca. Com a Associação de Moradores temos uma longa e frutífera parceria na manutenção do Centro Comunitário. Temos ainda, boas relações com o CRAS/ AEROPORTO, PROJOVEM, Procriança e Escola Municipal Stella Fidelles. Todas essas instituições são parceiras e o povo do bairro nossos maiores incentivadores.
8-Quais são os projetos desenvolvidos pelo Movimento Pró Cultura na atualidade ?
Temos o Projeto Ponto de Cultura com as oficinas de audiovisual, dança, percussão, teatro e serviços de Biblioteca Comunitária. Temos o Projeto Bloco do Papagaio que envolve todo bairro em seus desfiles . Somos parceiros do IFOP- Instituto de Formação Popular na realização do curso de Férias. Além disso, exercemos o controle social participando de conselhos e conferências cumprindo nossa missão institucional contida em nosso estatuto social.
9-Qual a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo Movimento Pró Cultura para as crianças e adolescentes da comunidade onde está inserida entidade?
O Movimento Pró Cultura Oferece oportunidades para nossas crianças e adolescentes. A biblioteca éum espaço de acolhimento onde as crianças podem fazer suas tarefas de escola, ler , brincar, é lugar para se sentirem seguras e amadas.
10-Gostaria de deixar alguma mensagem aos nossos leitores, que são na maioria, moradores do Aeroporto?
Gostaria de dizer que tenho muito orgulho de ter nascido e crescido no bairro Aeroporto. É muito bom viver em um lugar onde as pessoas se conhecem e cuidam uma das outras, onde o vizinho é o parente mais próximo. Gostaria de agradecer o carinho e o apoio de cada um e desejar que tenhamos um Santo Natal e um ano de 2012, abençoado por Deus...
Assinar:
Postagens (Atom)